Sejam Bem Vindos!

floriculturatc@terra.com.br, floriculturatc@hotmail.com, skype: floriculturatc, facebook/floriculturatoquedecarinho

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Jardim de Temperos

Plantar e cultivar temperos em casa é prazeroso e gostoso.
Se você sempre quis ter uma horta em casa mais não dispõe de tempo ou espaço disponível, é possível de forma prática e fácil cultivar ervas aromáticas, em vasos ou numa floreira.
As ervas aromáticas podem ser compradas frescas ou desidratadas, mais nada igual a sensação de apanhá-las na hora de usar.
Encontre um lugar arejado onde bata sol por pelo menos 3 horas ao dia, vasos individuais ou floreira, boa terra, boas mudas, água e alguma dedicação.
Se você não tiver pressa, semear é bem interessante, mas sequiser ver sua obra pronta rapidamente, pode comprar mudas em feiras, lojas de paisagismo ou até em supermercados.
Para semear
1- Amontoe potinhos plásticos (podem ser de sobremesas ou iogurte), com o fundo para cima.
2- Aqueça a ponta de um espeto e faça um furo no centro de cada pote.
3-Coloque terra própria para semear (substrato).
4- Distribua 8 a 10 sementes em cada potinho.
5- Cubra com uma camadinha de terra e regue fino.
6- Mantenha à sombra, molhe todos os dias, mas só quando a terra estiver seca.
7- Quando as mudas atingirem 3 dedos é hora de transplantar.
Para transplantar 1- Forre a jardineira com cacos de telha ou 2- Coloque terra até dois dedos da borda. 3- Solte a muda puxando-a delicadamente do pote. 4- Mantendo o torrão, separe as mudas mais fortes e plante-as a uma distância de dois dedos. 5- Firme a terra em volta, regue e evite sol direto até pegar bem.
Conheça algumas ervas e seu uso
Salsinha – De aroma suave e agradável, é indispensável no preparo de saladas, sopas, molhos e temperos em geral. Quando cozida, a salsinha destaca o sabor do prato principal. Geralmente é usada no clássico Bouquet Garni (ramalhete normalmente formado por três ervas). Fica ótima na finalização dos pratos.
Cebolinha – A cebolinha, tanto crua como cozida, é muito usada nas cozinhas chinesa e ocidental. É indispensável no preparo de saladas, sanduíches, sopas e omeletes. Dá sabor especial a manteigas, queijos cremosos e patês. Pode decorar pratos prontos, antes de serem servidos.
Mangericão – Também conhecido por alfavaca. Fresco confere um sabor inigualável aos molhos de tomates, peixes, frango, frutos do mar, massas e saladas. Deixe para acrescentar no final do preparo.
Orégano – É o que dá aquele cheirinho característico à pizza de mussarela, e a única erva cujos aroma e sabor se acentuam na forma seca. Ótimo com carnes grelhadas, frango, molho de tomates, ovos e queijos.
Alecrim – Seu aroma inconfundível lembra bastante a cozinha portuguesa. Vai bem com frango, carne de porco, pães e batata. Use em pequena quantidade logo no início da preparação.
Coentro – Característico da culinária nordestina, é usado fresco ou em sementes também em pratos asiáticos e mexicanos. Combina perfeitamente com peixes, frutos do mar, saladas, molhos e sopas.
Sálvia – De aroma forte, principalmente se for desidratada, deve ser usada com moderação em carnes fortes como porco, peru, pato, risotos, molhos à base creme de leite e omeletes.
Tomilho – resistente ao cozimento, pode ser colocado no início da preparação de carnes cozidas em vinho, marinadas, batatas, saladas de frutos do mar. Tem sabor muito acentuado, por isso use com moderação.
Estragão – Fresco ou desidratado, muito aromático. Recomenda-se utilizar em pequena quantidade nos molhos, maioneses, sopas leves, saladas, omeletes e temperos para saladas e frango.
Hortelã – Esta é uma erva muito empregada na cozinha árabe, em pratos doces e salgados, molhos para carnes, para acompanhar frutas e como ingrediente de saladas, refrescos e chá.
http://www.holambraonline.com.br/view2.asp?id=93

Nenhum comentário:

Postar um comentário